Millais e o século XIX

 

John Everett Millais (1829-1896)

 


 

John Everett Millais é considerado o maior pintor e membro fundador da Irmandade Pré-Rafaelita em 1848, junto com William Holman Hunt e Dante Gabriel Rossetti.

Millais nasceu em Southampton, na Inglaterra, em 1829. Seus pais eram John William Millais (1800-1870), do Bailiado de Jersey - uma dependência da Coroa Britânica localizada no Canal da Mancha – e Emily Mary Hodginton (1789-7864), também inglesa.

Desde cedo, John Everett Millais demonstrou uma rara aptidão para a pintura. Desde os quatro anos de idade teve aulas de desenho. Devido ao seu talento, ele e sua família foram incentivados a viajar para Londres em 1838 - quando Millais tinha apenas 9 anos - onde foram apresentados ao Presidente da Royal Academy (Academia Real). Ficaram em Londres até 1839, e, durante esse tempo, Millais aproveitou para estudar quadros de pintores famosos, como Rembrandt, Rubens e Ticiano. Foi também nessa época em que ganhou uma Medalha de Prata da Society of Arts (Sociedade das Artes) ao desenhar “A Batalha de Bannockburn” – da primeira guerra da independência escocesa. Isso mostra que, além da pintura, Millais desenvolvia um gosto pela História e pela Literatura, influência que marcaria suas obras ao longo de sua vida.

Quando tinha 11 anos, entrou para as Escolas da Academia Real, tornando-se seu mais jovem aprendiz, e, no ano de 1840, foi matriculado como aluno. Sua primeira pintura a óleo foi Cupid crowned with flowers (cupido coroado com flores), de 1841. Ao longo da década de 1840, o pintor ganhou uma série de outros prêmios.

O quadro que analisamos neste site, Pizarro Seizing the Inca of Peru, foi seu primeiro quadro exibido, quando tinha 16 anos em 1846. Na pintura de Millais em geral, mas especialmente neste quadro, a família de Millais desempenhou um papel ativo, ajudando-o de diversas formas. Sua mãe passou horas na Sala de Leitura do British Museum pesquisando, e fez todas as roupas para os modelos. Seu pai, por sua vez, posou para uma série de personagens, com destaque para o Padre Valverde, que no quadro aparece segurando e apontando para uma cruz enquanto dirige palavras aos espanhóis que assistem à captura de Atahualpa.

 Sua primeira obra realmente popular foi, no entanto, The Huguenot (O Huguenote), de 1852. John Everett Millais exibiu 180 obras ao longo de sua vida, com temas históricos, religiosos e literários, paisagens, retratos e ilustrações, sobretudo. O pintor retratou mulheres da Era Vitoriana, heroínas de Shakespeare, como Ofélia e Mariana, personagens mitológicos como Cupido e Ifigênia, cenas da Bíblia, eventos e personagens históricos, como a própria captura de Atahualpa, a saída dos romanos da Britânia, Joana D’Arc, etc, além de retratos de pessoas famosas – mas também de seus familiares e auto-retrativos – e paisagens diversas. Em muitas pinturas usou como modelos a mulher, Euphemia – com quem se casou em 1855 -, e os oito filhos.

Millais recebeu muitas críticas, mas também muitos prêmios e homenagens. Em 1853, foi eleito Associate Member of the Royal Academy (Membro Associado da Academia Real, mas foi considerado jovem demais para a categoria, e, em 1863, Royal Academician (Acadêmico Real). Em 1878, recebeu a Médaille d'Honneur (Medalha de Honra) e o título de Officier de la Légion d’Honneur (Oficial da Legião da Honra). Em 1882 também foi eleito membro de várias ordens de artistas na França e na Alemanha. Em 1885, Mr. Gladstone - Primeiro Ministro Liberal que Millais retratou no fim da década de 1870 - dá a Millais o título de Baronete de Palace Gate, de Kensington, do condado de Middlesex e de Saint Ouen, em Jersey. Em 1895, recebeu o título de cavaleiro da Ordem Belga de São Leopolgo e, no ano seguinte, foi eleito Presidente da Academia Real de Londres.

Durante toda a sua vida, se mostrou engajado tanto com os desenvolvimentos modernos da arte quanto com os antigos. No entanto, sua saúde, que já era frágil desde que sofreu um ataque de gripe em 1892, declinou, e em 13 de agosto de 1896 o artista morreu de câncer de garganta. O corpo de John Everett Millais se encontra enterrado na St. Paul’s Cathedral, em Londres.

 

Depois de ler essas informações sobre a vida do pintor John Everett Millais, somos levados a nos questionar o que leva um pintor do século XIX a resgatar a conquista do Peru e usá-lo como tema em sua obra. Uma das hipóteses que levantamos foi a da relação que a Inglaterra manteve com a região da América espanhola durante o processo e pós a independência desses países. Voltaremos então ao início do século XIX para tentar compreender essa relação.

Em 1808 estava em andamento o projeto de Napoleão Bonaparte de expandir seu poder pela Europa e prejudicar o comércio inglês com o restante do continente. Para atingir tal objetivo ocupa diversos países dentre eles a Espanha e acaba por despertar a revolta das colônias contra o novo governo que por sua vez procuraram apoio inglês contra o inimigo em comum. No entanto a Inglaterra preferiu mandar apoio à realeza espanhola, a fim de conquistar alianças comerciais que prometessem um comércio direto com as colônias, nesse mesmo período é possível notar um aumento no comércio direto da Inglaterra com as colônias espanholas, que até então ocorria de maneira clandestina. Com aliança com a coroa espanhola, a Inglaterra obtinha permissões temporárias para comercializar direto com os comerciantes locais, o comercio com a região era considerado vantajoso devido à presença de prata na região.

O governo inglês mantinha-se neutro na relação entre a metrópole e as colônias. Isso fica comprovado quando indicado por americanos, Simon Bolívar vai a Londres, em 1810 pedir apoio ao governo inglês para a independência da Venezuela. Teve como resposta que o exercito inglês não tentaria impedir a revolta contra a metrópole e que o comercio entre as regiões deveria ser valorizado, no entanto não reconheceria. Com essa recusa os colonos se vêem obrigados a prosseguir com seu projeto de independência por conta própria, liderado por Simon Bolívar que consegue tornar oficial em 1821 e 1822 a independência da Venezuela e do Equador respectivamente, em 1825 seria a vez de o Peru tornar-se independente.

No período que procedeu a esse processo esses novos países acabaram se tornarem dependente economicamente da Inglaterra, que passou a ser principal fornecedor de produtos industrializados e grande importador de matérias-primas dessa região. Sendo assim durante quase todo o período de vida de John Everett Millais, as ex-colônias espanholas tentavam consolidarem-se como novas nações, instaurando leis que visavam a integração igualitária de sua população, no entanto dependendo economicamente de outros países, dentre eles a Inglaterra possuía papel central.


 

Para saber mais sobre o período você pode ler:

BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina: Da Independencia A 1870.  São Paulo: EDUSP, 1995. V 3.

CORREA, Anna; M. M. & BELLOTO, Manoel Lelo (orgs.). Simon Bolívar: política. São Paulo: Ática, 1983.

 

 

Para saber mais sobre a vida do autor e observar algumas de suas outras obras, você pode acessar:

Pizarro Seizing the Inca of Peru no Victoria and Albert Museum

The Millais Site

Millais no The Earthly Paradise

Millais no Heritage Database

Millais no Tate Britain