Para Saber Mais

 

BELLOTO, Manoel Celo; CORRÊA, Ana Maria Martinez (orgs.). Simón Bolívar. São Paulo: Ática, 1983. p 9-31.

Coletânea que apresenta material documental e historiográfico que permite a apreensão do ideário Bolivariano dentro do pensamento político da América latina - cartas, manifestos e discursos. Decidimos acrescentar essa obra, que localiza seu assunto no séc. XIX, pois é possível identificar elementos de resgate histórico da conquista do Peru nos processos de independência e formaçáo dos Estados Nacionais latino americanos.

 

FAVRE, Henri. A Civilização Inca. Trad. Maria Júlia Goldwasser. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2004. 101 p.

Este livro remonta o surgimento, a evolução e a decadência do império inca, bem como as pré-condições para seu aparecimento. Henri Favre mostra que a Civilização Inca, cujo apogeu se consubstancia na Cuzci imperial do século XV, foi marcada por um minucioso sistema de produção, a existência de classes, a ditadura exercida por uma delas, condicionada pelo desenvolvimento de forças produtivas e uma realidade concreta. Também compõem a coleção: 'A Civilização Maia', de Paul Gendrop e 'A Civilização Asteca', de Jacques Soustelle. Consideramos essa obra essencial para se entender a situação política, econômica e social do Império Inca no momento precedente à chegada do conquistador europeu.

 

GARCILASO DE LA VEGA, El Inca. O Universo Incaico. Trad. Rosângela Dantas. São Paulo: UDUC/Giordano/Loyola, 1992. 240 p. (Gracilaso de la Vega (1539 – 1616) É filho de Sebastián Gracilaso de la Vega, capitão espanhol, e de Chimpu Ocllo, mulher da realeza Inca. A obra de Garsilaso de la Vega se torna interessante por três motivos: por ter sido escrita por um descendente de uma inca e de um espanhol, por ser um texto baseado, principalmente, em histórias contadas a ele quando criança por seus tios e avós, para compor a o passado do Império Inca e os primeiros contatos com os espanhóis, e por, no decorrer do texto, o autor oscilar entre a justificação da dominação espanhola sobre os Incas e defender uma suposta soberania Incaica sobre os demais povos pré-colombianos.)

 

IOKOI, Z. M. G. . O Imaginário Europeu Frente Ao Inca. In: CONGRESSSO INTERNACIONAL AMERICA 92, 1992. SAO PAULO - SP. 128p.

Importante estudo da construção do imaginário europeu, inclusive aquele ligado à produção artística, diante da singularidade do Império Inca. Amplia os horizontes de análise no que se refere à(s) imagem(ns) construídas sobre a América.

 

MUTRAN, M. H. Desleitura da História da conquista do Peru. São Paulo: Edusp/Expressao e Cultura, 1994. p.253-62.

Como já diz o título, trata-se de um texto que se pretende singular no sentido de revisitar a História da conquista no Peru. Traz novas abordagens e lança luz sobre diferentes aspectos do assunto.

 

PORTILLA, Miguel León. A conquista da América Latina vista pelos índios: relatos astecas, maias e incas. Trad. de Augusto Ângelo Zanatta. 3a. ed. Petrópolis: Vozes, 1987. 143 p.

Clássico da historiografia sobre assunto, escolhido como referencial temático e de debate a cerca do evento analisado.

 

MARMONTEL. Incas ou a destruição do império do Peru. Trad. Virginia Silvia Lefevre. São Paulo: Anchieta, 1943. 182 p.

 

 Em Língua Estrangeira

 

As obras da bibliografia em língua estrangeira, de maneira geral, foram selecionadas de acordo com sua importância no quadro historiográfico sobre o assunto ou por novas abordagens e perspectivas de análise.

 

AGÜERO, José de la Riva. Estudios de historia peruana: la conquista y el virreinato. Lima: Pontificia Universidad Catolica del Perú, 1968.

 

BRAVO, Concepción. Atahualpa. Madrid : Historia 16 : Quorum,1987. 159 p.

 

HEMMING, John. La conquista de los Incas. 2. ed. México: Fondo de Cultura Económica, 1982. 701 p.

 

MUZZO, Gustavo Pons. Historia del Perú, épocas del descubrimiento y conquista y virreinato. Lima: Ministerio de Educación Publica, 1953. 246 p.

 

PEREYRA, Carlos. Historia de América española... Madrid: Editorial "Saturnino Calleja" s.a, [1920-26]. 8 v.

 

PRESCOTT, Guillermo H. Historia de la conquista del Perú con observaciones preliminares sobre la civilizacion de los incas. Buenos Aires: Suma, 1944. 614 p.

 

PRESCOTT, William Hickling (1796-1859). History of the conquest of Mexico, and History of the conquest of Peru. Ed. Modern library, n.d.

 

SPÍNOLA, María Lourdes Díaz-Trechuelo. Francisco Pizarro: el conquistador del fabuloso Perú. Madrid: Anaya, 1988. 126 p.