Guia de Análise
Mesmo que você tenha lido com muita atenção os textos que discutem o que é a História e como é o trabalho do historiador, certas coisas só podem ser apreendidas com a prática. Que tal pôr a mão na massa? Vamos à analise da obra “Pizarro captura o Inca do Peru”, de Sir John Everett Millais. Ah! É importante lembrar que antes de querer oferecer informações conclusivas, nossa intenção é demonstrar a importância da prática investigativa para a escrita da História. Então, mais importante do que trazer respostas, insinuamos perguntas. Você pode participar da construção da análise, enviando a SUA interpretação através do nosso fórum.
Para facilitar nossa análise, optamos por dividi-la em etapas. Cada etapa corresponde à uma série de indagações que devem ser feitas à toda imagem, principalmente às pinturas, e que contemplam o que os historiadores chamam de crítica interna e externa da fonte histórica.
Dica: separe uma folha e uma caneta para anotações. E não se esqueça de realizar a análise sempre olhando para a imagem, no maior tamanho que encontrar.