Imagem e História
A História é composta principalmente pelas experiências humanas. As visões e interpretações sobre as diferentes experiências também compõem a História. Elas podem se manifestar através de imagens (quadros, desenhos, gravuras) e por textos (crônicas, diários de viagem ou não, etc.)
Nenhum destes relatos (imagens ou textos) são a verdade sobre estes fatos, isto pode ficar claro quando vemos que a pintura de John Everet Millais, Pizarro Captura o Inca do Peru, feita em 1846 se trata de um evento de 1532.O quadro de John Everet Millais, Pizarro Captura o Inca do Peru, foi inspirada em uma peça chamada Pizarro assistida por Millais por volta de 1846 em Londres.
Millais usou o ator que fez o papel de índio Rolla na peça, James Wallack como modelo em sua tela para desenhar a figura de Pizarro. Usou ainda o pai deste ator para desenhar o padre Valverde (figura que segura a cruz no quadro).
O pintor usou também objetos, como roupas e jóias, trazidos por viajantes de uma expedição na América do Sul e acessórios do teatro onde foi encenada a peça em que se inspirou.
Pizarro Captura o Inca do Peru tem característica muito romântica e é visão européia do século XIX sobre nativos americanos, assim como quase todas as imagens que circulavam no período sobre o assunto.
Agora estamos prontos! Vamos aprender como realizar uma análise histórica de uma imagem?