Faça Você Também!

 

Agora que você viu como analisamos o quadro de John Everett Millais, que tal fazer a sua análise de uma imagem que você goste?

Primeiro, escolha uma das imagens disponíveis neste link. É uma gravura, um desenho, uma pintura? O que o artista usou para fazê-la? É uma pintura a óleo sobre tela, guache sobre papel, uma gravura em madeira? Qual o suporte do quadro?

Observe-a bem e procure enxergar cada detalhe. Uma boa dica é sempre olhar o título. O que está sendo retratado? O que está acontecendo? Que personagens estão em destaque, e o que eles estão fazendo? Quantas pessoas tem no quadro, e em que lugar elas estão? O que você no fundo? Quem elas são? O que mais você consegue ver? Faça uma descrição de tudo o que conseguir ver na imagem, pois o mínimo detalhe pode ser importante.

Em seguida, pense: em que época ocorreu o evento retratado? Onde? Neste caso, todas as imagens são da captura de Atahualpa, que aconteceu no ano de 1532 na cidade inca de Cajamarca, pouquíssimo tempo depois do descobrimento da América. O que você sabe sobre isso?

Por último, vem a parte mais difícil. A imagem foi feita na mesma época em que ocorreu o evento? Quando ela foi feita? Quem a fez e por quê? Em que ocasião? Para quem ele fez? Por onde a imagem circulou? Como foi a recepção da imagem? As pessoas gostaram ou não gostaram? O que disseram? Estava acontecendo alguma coisa na época e que pode te ajudar a explicar essas questões?

O que tem de comum e o que tem de diferente entre a imagem que você analisou e o quadro de John Everett Millais?

Procure informações em livros (pode ser os da escola, livros indicados neste site [inserir hyperlink], em sites confiáveis da Internet, consulte seu professor. Se quiser, você também pode usar as informações contidas neste site.

           

Se você sentir dificuldades, lembre-se de pedir para um professor de História te orientar!

Ah! e não se esqueça de nos enviar a sua análise clicando aqui.

Bom trabalho!