O Império Inca

 

O território que abrangeu o Império Inca foi ocupado cerca de 14 mil anos antes. Sua ocupação foi feita por grupos que se deslocavam entre o interior e a região litorânea a procura de alimentos e adaptação. A falta de alimentos da região que se deu por conta de um período de aridez, permitiu que estes grupos desenvolvessem importantes experiências de cultivo agrícola.

Todo o espaço nomeado posteriormente como América pelos europeus, sempre foi muito diverso etnicamente e isso permitiu que uma grande multiplicidade cultural compusesse o Império Inca, entretato a principal etnia do Império denomina-se quíchua. Esse grupo fixou-se na região de Cuzco, cidade centro do Império.

A sociedade Inca dividia-se em: O Imperador, os chefes provinciais e os dirigentes dos ayllu. E havia os sacerdotes que detinham funções religiosas.O Império tinha forte apego a Religião. O mito Inca que nos diz a respeito da fundação do Império, fala sobre quatro irmãos de descendência divina que desceram a terra e ocuparam a região para civilizar os povos andinos. O Imperador era considerado encarnação do rei-Sol.

Os Incas desenvolveram importantes projetos arquitetônicos que interagiam com o sistema solar e que existem até hoje, como é o caso de Machu Picchu. Construiram uma malha de estradas importante que permitiu a comunicação e comércio entre as áreas que o compunham o grande Império. E eles desenvolveram ainda um sistema de escrita que consistia em cordas e nós de cores diversas e que podiam ter garndes extensões.

Desde sua origem, por volta do fim do século XIII, o Império sempre foi agitado por constantes guerras com as populações vizinhas por causa da sua intensa expansão, entretanto ele foi um dos mais extensos Império pré-colombianos.

No período da chegada dos espanhóis ao Império Inca, estimasse que sua área era de cerca de um milhão de quilômetros quadrados, espaço que ia do extremo oeste do que hoje é a Colômbia, passando pelo Ecuador, pelo atual território do Peru, grande parte da Bolívia, o extremo oeste da Argentina até o Centro do Chile (vide mapa), e sua população era de aproximadamente dez milhões.

 

Territórios conquistados pelos imperadores Incas

 

 O Império Inca é fascinante não só pela rápida expansão que o caracterizou em seus trezentos anos de existência, mas também por ter sido conhecido inclusive nas margens atlânticas do continente, onde a Arqueologia encontrou cerâmicas características da região de Cuzco, cidade centro do Império.

 

 

Para saber mais sobre Império Inca você pode ler:

 

FAVRE, Henri. A Civilização Inca.Trad. Maria Júlia Goldwasser. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2004.

GARCILASO DE LA VEGA, El Inca. O Universo Incaicoco. Trad. Rosângela Dantas. São Paulo: UDUC/Giordano/Loyola, 1992.