O que é a História?

  

Além do significado mais presente em seu dia a dia, o de narrativa de acontecimentos reais ou imaginários, a palavra história é utilizada com outros sentidos. Vejamos alguns deles.

Algumas vezes, a palavra história aparece ligada ao nome de certos povos: história dos egípcios, dos gregos, dos romanos. Nesse caso, estamos nos referindo às mudanças e permanências no modo de vida desses povos numa determinada época.

A palavra também pode vir acompanhada de certos temas: história da arte, da ciência, do futebol, da alimentação. Nesse caso, trata-se das transformações, ao longo do tempo, desses aspectos da vida dos seres humanos.

Outras vezes, a palavra história é relacionada a determinados grupos: história das mulheres, das crianças, dos trabalhadores. Nesse caso, a história é entendida como as mudanças e permanências no modo de vida de grupos específicos, em diferentes lugares e tempos.

Essas três formas de utilização da palavra história têm um ponto em comum. Em todas elas, história é entendida como “processos” vivenciados pelos seres humanos ao longo do tempo.

Contudo, história pode ter também, outro sentido, que se relaciona com a origem grega desse termo. A palavra historía, do grego antigo, significa pesquisa, informação, relato. Dessa perspectiva, a História constitui a investigação e o estudo dos processos históricos dos diferentes agrupamentos humanos.

A palavra significa, assim, tanto os processos vivenciados pelos seres humanos, quanto o estudo desses processos. Esses dois significados estão interligados, mas como você deve perceber, há uma clara distinção entre história como experiência de vida e História como estudo dos acontecimentos sociais, econômicos, políticos e culturais de uma época.

Como relato sobre o passado, a História é escrita pelo historiador, que utiliza métodos de tratamento de fontes documentais para compor sua “história” do que já aconteceu. O Historiador e suas fontes. Vamos conhecê-los melhor?

 

Para saber mais:

PACHECO, Vavy. O que é História. São Paulo: Brasiliense, 1988

 

Página seguinte >>>